DEPRESSÃO – O MAL DO SÉCULO

A depressão é considerada o mal do século.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão está entre as três doenças que agravam cada vez mais a qualidade de vida das pessoas.

Em 2020 será a segunda doença responsável pela incapacitação profissional.

A depressão pelo conceito médico é um estado de tristeza e apatia duradoura onde o indivíduo não encontra prazer em situações antes prazerosas. Os depressivos têm uma alteração na química cerebral, as sinapses não acontecem adequadamente, o que afeta a comunicação dos neurônios e consequentemente o equilíbrio orgânico.

Entre os sintomas encontramos a alteração de humor, do apetite, do sono e da libido.

As mulheres são acometidas duas vezes mais que os homens.

Hipócrates – 377 a.C. disse que “existem doentes e não doenças”, o que nos leva a compreender que o Espírito é quem adoece e o corpo apenas reflete seu desequilíbrio.

A falta do perdão, a mágoa, o ódio, as perdas, a revolta aos “nãos” da vida e a culpa estão entre as maiores causas da depressão.

Nem sempre conseguimos enxergar as causas da depressão, é necessária uma profunda analise intima para iniciar nosso processo de cura.

 Na questão 919 de O Livro dos Espíritos Kardec pergunta aos Benfeitores:

Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do mal?
— Um sábio da Antigüidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo“.

Identificando nossas limitações é possível o trabalho de contenção e educação de nossos sentimentos, a tão falada reforma íntima. Somente conseguimos mudar as situações negativas de nossas vidas modificando nossas ações e pensamentos para melhor.

A assistência espiritual, através das palestras e passes muito auxilia na cura da depressão, mas não podemos prescindir do tratamento médico, uma vez que nosso corpo está debilitado.

É importante conhecer a depressão para combater o preconceito que muitos desenvolvem em buscar ajuda médica e o uso da medicação.

Algumas casas espíritas já desenvolvem uma assistência específica para a depressão, palestras e passes que visam o auxílio espiritual trabalhando na renovação do ser.

A FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo – Rua Maria Paula, 140 – São Paulo,  há alguns anos atende os depressivos e o nível de melhora é bem expressivo.

No Evangelho de Jesus encontramos os recursos necessários para nossa transformação. A prece é recurso fundamental, ela nos liga aos benfeitores amigos, renovando e reequilibrando nossos pensamentos.

A esperança na vida futura e a confiança em Deus nos fortalecem para lutarmos contra a depressão, pois entendemos que as situações difíceis são passageiras e podem nos trazer elementos para nosso crescimento espiritual.

Equipe da redação